Benefícios da Natação para Deficientes Físicos

Benefícios da Natação para Deficientes Físicos

A natação  é um dos esportes mais completos e apropriados para indivíduos com algum tipo de deficiência, principalmente física, devido aos vários benefícios e às facilidades proporcionadas pela execução de movimentos com o corpo imerso na água.

Seguem alguns benefícios:

  • Cognitivos: Os aspectos motivacionais e as propriedades terapêuticas da água estimulam o praticante a compreender o movimento do seu próprio corpo explorando as várias formas de se movimentar, adaptando as suas limitações às propriedades da água.

  • Psicossociais: Efeito significativo na melhora do humor e na motivação, além da possibilidade de descarregar as tensões através do poder relaxante da água e satisfação na realização de movimentos.

  • Fisiológicos: As propriedades da água contribuem para a realização de exercícios de educação e reeducação motora, proporcionando as pessoas com deficiência física maior segurança.

  • Terapêuticos: A água facilita a locomoção sem grande esforço, alivia o estresse sobre as articulações que sustentam o peso do corpo, auxilia no equilíbrio estático e dinâmico, facilita a execução de movimentos que em terra seriam muito difíceis ou impossíveis de serem realizados.

Outros benefícios terapêuticos alcançados são os seguintes:

- Diminuição de espasmos musculares e relaxamento da musculatura esquelética;

- Alívio da dor muscular e articular;

- Manutenção ou aumento da amplitude de movimento;

- Fortalecimento e aumento da resistência muscular localizada;

- Melhora da respiratória e condição cardiovascular;

- Melhora na elasticidade da pele;

- Melhora no equilíbrio estático e dinâmico;

- Relaxamento da coluna vertebral;

- Melhora da postura e da propriocepção.

A natação adaptada ou os exercícios aquáticos proporcionam as pessoas com deficiência física um momento de liberdade, no qual este consegue movimentar-se livremente, sem o auxílio de bengala, muletas, próteses ou cadeira de rodas. O movimento livre lhe proporciona a possibilidade de experimentar suas potencialidades, de vivenciar suas limitações, de conhecer a si mesmo e quebrar as barreiras da incapacidade.


Fale conosco