Hidroterapia e Hidroginástica, você sabe qual a diferença?

Hidroterapia e Hidroginástica, você sabe qual a diferença?

Praticar exercícios na água faz muito bem para a corpo, principalmente porque quando se está submerso todos os movimentos ficam mais fáceis de serem executados. Mas você sabe a diferença entre hidroterapia e A hidroginástica? 

A hidroterapia, é a terapia realizada na água, orientada por um fisioterapeuta, e a hidroginástica é uma atividade física realizada na água, orientada por um educador físico. A única semelhança entre elas é que ambas são realizadas em uma piscina. 

A hidroterapia é feita em uma piscina terapêutica, adaptada com barras e elevador de acessibilidade que auxilia a entrada e saída dos usuários que possuem mobilidade reduzida. A temperatura da água é mais quente, em torno de 33 a 36° e o uso de diversos acessórios auxilia a reabilitação física através de exercícios específicos de acordo com a necessidade de cada indivíduo após realizada uma consulta fisioterápica. Reabilita disfunções ortopédicas, traumatológicas, hematológicas, neurológicas, respiratórias, vasculares, de equilíbrio, dentre outras.

Os diferentes níveis de profundidade também é um fator que oferece muitos benefícios, onde pode-se trabalhar com até 0% do peso corporal, facilitando a realização dos exercícios devido ao empuxo e possibilitando descarga de peso precoce, nos casos de fraturas e pós-operatórios.

A hidroginástica também se favorece das propriedades da água, porém os objetivos são outros. Normalmente a temperatura da água é em torno de 28º, diferentemente da hidroterapia, é realizada em grupo onde todos fazem o mesmo exercício e normalmente ao som de músicas animadas. Aumentar a capacidade aeróbica, resistência muscular, condicionamento físico e socialização são alguns dos principais benefícios da hidroginástica. Mas, nem todas as pessoas estão aptas para fazer a hidroginástica, por isso a prescrição médica é imprescindível.

Ambas as atividades são saudáveis, mas, são muito diferentes e cada uma delas segue um objetivo específico, finalidades e procedimentos próprios. Por isso, antes de optar por qual fazer, é importante consultar a opinião do seu médico.


Fale conosco