Cadeira de rodas: Você sabe quando é preciso trocá-la?

Cadeira de rodas: Você sabe quando é preciso trocá-la?

Se você é cadeirante, deve ficar atento para saber quando trocar a cadeira de rodas. Afinal, esse equipamento é o que leva você a todos os lugares e garante o seu conforto e qualidade de vida, não é mesmo? Por isso, é preciso estar atento (a) a alguns detalhes e sinais da sua cadeira de rodas. Confira os principais deles:

Bateria se esgotando rapidamente: As cadeiras de rodas motorizadas são comandadas por meio de um joystick e precisam de uma bateria para que funcionem adequadamente. No entanto, é comum que, com o passar do tempo, essa bateria pare de funcionar corretamente e comece a se esgotar muito rapidamente.

Nesse caso, 2 situações podem ocorrer. A 1ª delas é a presença de um defeito na bateria, que pode estar “viciada”, assim como acontece com os celulares, por exemplo. Em situações como essa, basta substituí-la.

Porém, a bateria se esgotando rapidamente também pode indicar um problema mais grave no sistema elétrico. Em determinados casos, vale mais a pena trocar a carreira de rodas do que providenciar o conserto.

Dano significativo ao material rodante: Isso pode acontecer se uma cadeira motorizada for colocada debaixo d’água, se ela cair de uma altura considerável, sofrer colisões ou quando já não é mais possível alinhar as rodas, por qualquer motivo. Tais avarias devem ser avaliadas por um técnico especialista na manutenção desse tipo de equipamento, que verificará se os danos podem ser reparados e peças substituídas ou se é mais indicado fazer a substituição da cadeira, para não perder qualidade de vida, acessibilidade e conforto.

Mudanças nas necessidades do usuário: Se você perder ou ganhar peso, ou então se as necessidades de mobilidade mudarem, uma cadeira que era adequada antigamente pode não ser mais tão útil no momento, e talvez seja necessário procurar um modelo novo que adeque a sua atual condição.

Essas são algumas das principais situações que indicam quando trocar a cadeira de rodas. Por isso, é importante que você fique atento a elas e saiba quando é o momento ideal para fazer a substituição. Isso porque, em outras situações, como o assento desconfortável ou pequenos danos nas rodas, conforme comentamos, um simples reparo pode solucionar o problema.

Fale conosco